Hello World!

Este é meu primeiro post neste blog e primeiramente vou me apresentar:

Sou uma jovem profissional com 5 anos na área desenvolvimento de sistemas, 3 destes trabalhando com programadora web e J2EE em empresas de pequeno porte na cidade de Florianópolis. Trabalhei brevemente também como assistente de projeto no projeto CPqD-BASA (na EDS) e sempre voltando à área de desenvolvimento sem problema algum quando requisitado.Atualmente identifiquei algumas qualidades no meu perfil que me fizeram migrar para a área de testes. Talvez o anseio de contribuir com a qualidade do projeto e a facilidade de identificar fatores de risco e fatores decisivos para o sucesso do projeto.

Como analista de testes, desempenhei um papel primeiramente técnico na empresa Sofshore (de desenvolvimento de software Offshore para cliente na Bélgica e atualmente entrando no mercado brasileiro) no desenvolvimento da arquitetura de testes unitários do projeto juntamente com Fabrício Brasiliense (desenvolvedor Java há x anos) usando TestNG e DBUnit.

Após o visível interesse na área de testes, fui convidada pela Aprico (empresa belga e cliente da Sofshore), para ser responsável pelo controle de qualidade das entregas, desempenhando um papel de “ponte” entre os direcionamentos do Quality Manager do projeto e a equipe de desenvolvimento.

Esta experiência logo me abriu oportunidades de ingressar em um meio totalmente desconhecido e fascinante! Descobrir faltas no sistema, sua origem, seu impacto, avaliando riscos para o projeto e identificando falhas de qualquer nível, severidade e prioridade, etc. Tudo isto me mostrou um novo universo e me abriu portas, mostrando-me que eu poderia unir todo meu conhecimento técnico com o conhecimento recém-adquirido em qualidade de sofware.

Na Politec, atuo hoje como Analista de Teste tentando software, mas também desenvolvo um projeto pessoal voltado para a melhoria do processo de testes dentro da empresa. Mais detalhes sobre este projeto serão vistos nos posts seguintes.

Um comentário sobre “Hello World!

Deixe um comentário

