Perguntas & Respostas do post “Agile Testing”

O post anterior foi criado a partir de um e-mail que mandei a uma integrante do grupo de discussões BSTQB no dia 17/12/2008. Aqui estão as respostas das perguntas que me foram feitas na época:

P.: Interessante… Mas entao vcs comecam a iteracao ja com os UCs prontos e fechados? Vcs costumam fazer algum tipo de homologacao do UC, ou inspecao?
R.: Os UCs são desenvolvidos aqui, mas a inspeção e a homologação é da parte do cliente. Então sim, nossa iteração começa com os UCs prontos e fechados (salvo raras exceções).

P.: E como eh a relacao entre o teste e o desenvolvimento? Vcs conseguiram uma boa parceria nesse processo?
R.: Bom.. a empresa ainda é pequena então é mais fácil gerenciar isso. O mais importante é fazer os desenvolvedores perceberem que a equipe de testes não está ali para “criticar” o trabalho deles, e sim controlar a qualidade antes da entrega para que o trabalho deles já saia com qualidade e seja bem visto pelo cliente. Meu chefe (Quality Manager do projeto) costuma dizer que “estamos aqui para proteger os desenvolvedores de futuros problemas, estamos aqui para alertá-los quando as coisas não estão indo bem, estamos aqui para avisá-los como melhorar. Isto porque somos uma equipe e é isto que uma equipe faz, entrega o TODO com qualidade.”
Ou seja, não interessa quem errou nem onde errou, interessa que a qualidade do time, como um todo, está aumentando.

P.: Essas reunioes pra definicao das iteracoes eh feita com quem? Apenas desenvlvimento? Desenvolvimento e teste? Desenvolvimento, teste e analise?
R.: A equipe é pequena, ao todo somos apenas 8 pessoas. Então todos participam.
Como o projeto vai aumentar, então é provável que a equipe se divida em 2, isto significa ter 2 iterações “rodando” ao mesmo tempo, cada uma com seu planejamento e suas próprias reuniões. O problema vai ser gerenciar a entrega “como um todo” mas isso ainda vai ser discutido. hehehe

P.: O tempo que vcs tem nesse novo metodo ja deu pra sentir alguma diferenca de produtividade, aumento da qualidade, reducao de tempo?
R.: Olha, ainda estamos iniciando com o processo. Estamos com Agile no desenvolvimento há 1 ano e meio, mas só agora os testes passaram a ser iterativos também. Então em relação ao desenvolvimento: sim, é mais rápido e possui menos burocracia possível.
No caso dos testes, as tarefas burocráticas são negociadas com o cliente e só são adotadas se obtivermos um ganho na qualidade ou produtividade da equipe. Como eu não participava do processo interno de teste do cliente anteriormente, eu infelizmente não tenho como dizer se, neste caso, é mais rápido ou não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s