Contratação na área de Testes e Qualidade

Muito se confunde na hora de contratar um profissional de testes e/ou um profissional da área de qualidade. Para muitas empresas, o que importa é melhorar o resultado final da implantação do produto: Cliente satisfeito!

Mas quando este produto não está mais atendendo o cliente de forma satisfatória, seja em termos de bugs encontrados no sistema em produção ou até mesmo a solução não estar direcionar ao negócio do cliente, apela-se a um profissional da área de Testes e/ou qualidade.

Mas tudo isto fica meio que… confuso!
E então o profissional segue com as famosas perguntas: tudo bem… mas o foco que a empresa quer dar é na qualidade do processo ou na qualidade do produto?

E, diga-se de passagem, são áreas extremamentes distintas!
Mesmo porque uma melhoria no processo subentende-se como uma melhoria na qualidade do produto, mas nem sempre é assim que funciona.

No CInTeQ 2011, o palestrante Erik Van Veenendal apresentou Testes Baseadas em Risco (Risk-based Testing). E sugeriu que uma abordagem baseada nos possíveis problemas que podem acontecer durante a entrega de um lote de funcionalidades e os possíveis impactos para o cliente e para a organização, pode ser um ótimo começo e uma forma de iniciar um processo que vai começar na análise de risco e terminar na derivação de cenários de testes para a cobertura e mitigação completas destes risco.

A questão é como fazer isto funcionar na prática e ter resultados em termos de melhoria de qualidade no produto! Que é o que mais dá retorno financeiro e agrega valor à empresa.

Vamos pensando…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s