Testes de alta criticidade em Metodologias Ágeis

Eu resposta ao post do Luiz Gustavo S. Vieira (http://testavo.blogspot.com/)

Eu estava lá com o Luiz Gustavo, no CInTeQ 2011, quando o Bernard Homès fez este comentário um tanto quando ‘bombástico’… olhei perplexa e segui o reciocíonio dele. Concordo que, em partes muito se fala sobre metodologia ágil como ausência de documentação forma. Mas com certeza não ausência de informação para testes.

Trabalhei em uma empresa que utilizava como metodologia a AUP: Agile Unified Process, que é uma versão simplificada do RUP para uma forma de desenvolvimento mais ágil.

E o processo era constituído de um backlog que incluíam as tarefas de teste inclusive. Cada funcionalidade da Sprint a ser entregue era coberto por testes manuais detalhadamente especificados e com cobertura de 98% dos fluxos especificados. Todos os métodos entregues naquela Sprint também eram cobertos por testes automatizados. A cobertura era avaliada por uma ferramenta de análise estática do código que nos mostrava os fluxos dos métodos que não haviam sido cobertos com testes.

Além disso também existiam os testes automatizados de integração e de sistema que faziam parte de outro Backlog, senão o da entrega dos componentes.

Então na minha opinião o que importa na realidade não é se a metodologia é Ágil ou não. O que importa é se são planejadas na Sprint e aplicadas técnicas de teste compatíveis com o nível de criticidade do sistema.

O Luiz Gustavo comentou sobre Pairwise Testing, porque esta técnica não poderia ser planejada no Backlog e aplicada da Sprint?

Talvez neste caso, não se tornaria necessário outro Backlog?

– Um backlog de testes e controle da qualidade das entregas
– Outro backlog para aplicação das técnicas necessárias para garantir a qualidade da entrega do ‘produto’.

Será que isto tornaria o processo menos ágil?

Essa é uma questão que eu gostaria que fosse respondida pelo pessoal que defende as metodologias ágeis… Ter uma visão de como eles organizariam as atividades de teste nessa situação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s