Teste de Performance com JMeter 1

Já realizei alguns testes de stress e performance com o JMeter e resolvi agora documentar a ‘brincadeira’.
Pensei em criar um passo-a-passo, mas quando iniciei os estudos, percebi que já existem várias pessoas que documentaram como Instalar e Configurar…
Encontrei um artigo que mostra certinho como fazer isso: Tecnociência – Tutorial de instalação e configuração do JMETER

Minha idéia agora é então apresentar algumas funcionalidades mais avançadas do JMeter e como realizar algumas coisas das quais ‘apanhei’ e também algumas dúvidas.

Bom… vamos às dúvidas em primeiro lugar…

Depois de gravar o script utilizando o componente de Proxy, precisamos ‘limpar’ o script de todo o ‘lixo’ que o JMeter gera ao gravar os requests/responses do usuário.
Pesquisei para saber o que eu devia ‘deletar’… não achei muita documentação. Então fui um pouco pela ‘lógica’ daquilo que eu precisava fazer.

Pesquisei sobre o JMeter carregar os javascript da página e eu vi que não tem necessidade desde que não exista nenhum .js que faça uma chamada a uma página.
Então os .js podem ser excluídos do script se a navegação estiver funcionando, mesmo porque ele executa no lado cliente e não no servidor.

O JMeter também grava o download das imagens… ficamos em meio à discussão se elas deviam ser deletadas ou não.
Acredito que é importante acessar a funcionalidade do sistema que tenha mais carregamento de imagens e vale a pena dar uma olhada em como o sistema se comporta.
Mas, dependendo do foco do Teste de Performance, se ele tiver como objetivo procurar falhas de performance no código em si… não vejo porquê mantermos nos scripts todos os downloads das imagens.

Também é altamente recomendável que sejam deletados requests desnecessários, por isso ao gravar o script usando o Proxy, é essencial prestar atenção nos requests importantes para que a aplicação funcione. Eu particularmente fui acompanhando com o JMeter a cada requisição e colocando nos comentários que tipo de chamada era aquela, assim pude excluir chamadas redundantes, quando há.

5 comentários sobre “Teste de Performance com JMeter 1

  1. Zarak Campbell disse:

    Prezada, tento fazer um teste com o JMeter, mas não sei se ele funciona. Tenho um formulário de 4 campos e um botão, o usuário preenche todos e clica em submit e é direcionado a outro formulário com 6 campos e bullets e check boxes, o usuário preenche e clica em submit e, assim é retornado informações finais. Como testar esse preenchimento no JMeter, onde o usuário preencha os campos, click em submit, espera carregar o segundo formulário, preenche os campos, clica em submit de novo e aguarda o resultado final. Você saberia me dizer? Obrigado

    Curtir

    • barbaracabral disse:

      O segundo formulário que você fala, ele é composto de campos que dependem do preenchimento do primeiro formulário? Ou um formulário não depende, em termos de dados, do outro?

      Curtir

  2. Osias disse:

    Ola Barbara,
    Tenho apanhado um pouco com JMETER,
    Estou tentando executar um teste não WEB.
    AInda não consegui, caso voce ja tenha conseguido de uma pista.
    Osias

    Curtir

Deixe uma resposta

